18 janeiro 2011

A voz do leitor (espécie de carta aberta)

Quem são e o que são os notáveis?
Não serão um grupo de velhos caducos que em prol do Sporting têm feito merda, melhor dizendo nad? Ou pelo contrário tentam minar o trabalho de tudo e de todos para se sentirem utéis, já que o final da vida deles está mais próximo, pensando eles que estão a fazer bem ao clube?
Peço que se afastem e que deixem trabalhar quem quer um clube de futuro.
Já agora, um pequena palavra para os adeptos "pseudo-adeptos" que têm acompanhado a equipa em casa: Com muita pena minha, não o tenho feito, vivo longe (Guimarães) e a minha vida não mo permite, mas durante muitos anos, o velhinho Alvalade era a minha segunda casa. Não compreendo de todo como é possivel que esses supostos adeptos possam enxovalhar com descarada facilidade os que nos são queridos (equipa, dirigentes, Paulinho) e o resto da escumalha que nos maltrata e que no fundo nos goza a todos ( àrbitros, jornalistas...) não lhes fazem "mal" nenhum.
Tenho pena de não poder acompanhar activamente a equipa em casa, porque seria uma voz activa para combater esses energumenos (àrbitros, jornalistas e pseudo-adeptos) já que fora de Alvalade a história é outra, a equipa é sempre apoiada. Será que os verdadeiros adeptos estão fora de Lisboa e próximidades?
Quem sofre de longe quando o amor é muito grande, maior é o sofrimento.

Viva o Sporting!

Ricardo Faria - Guimarães

16 comentários:

Daniel disse...

A verdade é só esta: os notáveis, tem-se visto em tudo o que dissemina opinião e ideia, têm estado do lado da linha Roquete.

E sobre "velhos", também esses têm estado do lado da linha Roquete; são aqueles que votam muito rapidamente e saem, também muito rapidamente, da Assembleia. A "missão" já foi desempenhada com sucesso.

E acredite que os "notáveis" não marcam presença nos jogos fora. Acredite.

Quem maltratou o Paulinho, verdadeiramente, foi o presidente José Eduardo Bettencourt. Aceitou sentar-se ao lado do homem que insultou de forma horrorosa o Paulinho. E se nos lembrarmos das ofensas de Pinto da Costa a JEB, a situação ganha ainda mais vida. Esses pormenores não interessam, contudo.

Daniel disse...

E o Ricardo está longe. Eu, apesar de agora estar em Londres devido aos estudos universitários, faço questão de vir a Portugal ver o Sporting. Digo-lhe: é penoso. Chega a ser ofensivo.

MOTA disse...

Ricardo como eu te compreendo nós os que estamos MUITO longe de ALVALADE (395 KM ) vivemos intensamente a paixão pelo nosso SCP e mete um bocado de confusão ver as bestas a assobiar a equipa e nós a ver pela televisão mortinhos por entrar em campo para ajudar a equipa. O SCP somos nós os sócios como eu os adeptos e aqueles que não sendo nem uma coisa nem outra por diversas razões gostam do SCP.
VIVA SCP.

Anónimo disse...

É interessante verificar que grande parte dos problemas que o clube tem e vive, é fruto dos assobios das bestas que assobiam e protestam no estádio...
Daqueles que pagam quotas e compram gammeboxes...
Muito bem!
Assim seja.
Pelo que se sabe e isto é história, a JL continua a fazer das suas...

SL

Filipe Fernandes disse...

Caro porta 10A,
Ainda deve ter bem presente na memória os energúmenos que andaram a destruir o património de Alvalade apedrejando as instalações do estádio.
Ainda antes da saída de Paulo Bento.
Devese recordar da forma como assobiavam Rui Patricio e aplaudiam Ruben Micael.
É esta mentalidade que destrói o clube e hipoteca qualquer direção nenhum clube resiste a uma instabilidade destas.
Quem a criam as bestas fuínhas que se prespectvam agora para atacar o poder e que durante estes últimos anos andaram a financiar esta campanha de desestabilização.
Acusam JEB de falhar contratações, é um argumento ignóbil, por vezes creio mesmo ao ler as vossas palavras que JEB foi o único presidente na história do futebol a contratar jogadores que não rendem o esperado.
Agora que os "terroristas" conseguiram depor o reino quero ver que democracia vão instaurar.

Yazalde disse...

"Eu, apesar de agora estar em Londres devido aos estudos universitários, faço questão de vir a Portugal ver o Sporting. "

Devo-lhe dizer que sou um grande admirador deste tipo de demagogia bacoca.
Com toda a certeza o caro Daniel, assiste a todos os jogos em casa, ou vice-versa.
Quantas bocas o caro Daniel tem que alimentar? Quantos tem que vestir e dar educação?
Pense um pouco meu caro, talvez esteja mais perto de Alvalade do que o Ricardo...

Saudações Leoninas

Yazalde disse...

Caro Filipe Fernandes

Acertou em cheio quando disse: "assobiavam Rui Patricio e aplaudiam Ruben Micael.
É esta mentalidade que destrói o clube e hipoteca qualquer direção nenhum clube resiste a uma instabilidade destas."
Mas a genialidade tem destas coisas meu caro amigo. Lá está: Somos diferentes...

Saudações Leoninas

Yazalde disse...

Caro Mota

É a tal coisa. Existem pessoas que ainda não se aperceberam da sorte que têm em estar perto da casa do "nosso grande amor" que é o Sporting e em vez de se deslocarem lá para apoiar, querem ver é confusão e assobio, ou seja, gostam de ser gozados pelos adeptos de outras cores...

Grande Abraço

Anónimo disse...

Caro Filipe Fernandes,

Você não me conhece como a inversa é verdadeira.
Sou, graças a Deus, Sportinguista.
Nunca em dia algum pertenceria a uma claque, muito menos à JL.
Acreditei no projecto Roquette e fiz-me sócio.
Fui durante quase 12 anos.
Votei em JEB.
Foi por causa dele e dos seus imensos erros, que deixei de o ser.
Tenho um filho que é sócio do clube do pai, esperando que assim seja para o resto da vida.
O dinheiro que se gasta para ser sócio, ir à bola e alimentar o nosso amor é demasiado, considerando o que vamos ver ao nosso estádio.
E a culpa, pode ter a certeza, não é minha.
O que eu não suporto, agora na condição de adepto, é tolerar que o presidente seja autista, não aja, não reaja.
O que não é suportável é que se percam milhões em contratações e que tudo isto seja... natural.
O que é díficil de perceber, é que se escolham os Paulos Sérgios desta vida para treinadores.
E Costinhas.
E isso, entre muitas outras coisas de bradar aos céus, não são culpa dos que assobiam.
Quem não consegue ver isto, está cego!
Quem não vê uma equipa, motor da mobilização dos sócios e adeptos, amorfa e mal comandada, não vê nada.
E se não se mudar este estado de coisas, onde é que iremos parar?
E, terminando, a democracia é assim. Os 90% que elegeram JEB também foram democráticos!
Agora não valem nada. Valem uma demissão fora de horas e depois de mais uma vergonha no campo.

A vida é assim.
Agora, é esperar que possamos melhorar depois de 18 meses de miséria franciscana.

SL

Daniel disse...

Yazalde, focou precisamente aquilo que não interessa. O que interessa é precisamente dar conta da falta de qualidade do Sporting de hoje, o esforço que muitos, como eu, fazem para o ver, e o retorno miserável que nos é dado.

E antes de prever o que não sabe, ao jeito Maya, faça perguntas. Pergunte, fica-lhe bem. Não conclua sobre aquilo que desconhece.

Yazalde disse...

Caro Daniel

Não faço provisões, nem ao estilo Maya nem ao estilo Zandinga muito menos ao estilo oráculo de bellini. Não gosto desse tipo de arte nem pretendo fazer escola no misticismo.
Digo-lhe é com toda a certeza, que um Sportinguista que quer esteja em Londres, em Pequim, em Baku ou em Guimarães, sofre com os desaires da nossa equipa e, que nem todos têm a disponibilidade financeira para ir a Alvalade ou a outro local do país para acompanhar o Sporting.
Seja ou não sócio.
Mais, quando o agora genial Paulo Bento, era na altura o imbecil Paulo Bento disse que quem quisesse ver espectáculos fosse ao cinema, quase que era linchado em público, foi corrido de Alvalade. Foi feita a vontade dos sócios ou não foi? Por isso,os treinadores que vieram a seguir, são apenas o fruto da pressão estúpida sobre um presidente que nada de bola percebe, mas que disse que ainda iríamos sentir a falta de PB.
Infelizmente o tempo veio dar razão a JEB... Isto sobre a qualidade e já agora quantidade de matéria prima para dar espectáculo e ao mesmo tempo apresentar resultados. No meu caso prefiro jogar mal e ganhar!
Quanto ao fazer perguntas, nunca fui muito curioso. Ao contrário do que afirma, não acho que me fique bem saber seja o que for da sua vida particular. Não supus nada de nada, agora, se o ofendi, foi sem a mínima intenção e deixo-lhe desde já as minhas desculpas.

Cordialmente

Daniel Sociedade Sporting disse...

Claro que não ofendeu, Yazalde

Saudações Leoninas,

Sporting, Sempre!

O principal problema, já agora, nem é o PB sair, é mesmo o JEB, como disse, não perceber nada de bola. O que faz ele...num clube de futebol?

Filipe Fernandes disse...

Caro porta10A,

Os Paulo Sergios ex treinadores do Paços de Ferreira são como os Mourinhos ex treinadores do Leiria e os Vilas Boas da Académica e Jesus do Estrela da Amadora.
O grande problema do Sporting hoje é que estamos mais preocupados com o fogo na casa do vizinho que na nossa.
Hoje existe muita gente a criticar o projecto Roquete.
Projecto com o qual foram alcançados dois campeonatos, 2 taças de Portugal 3 Super-Taças, uma final da taça-uefa, 3 participações na Liga dos Campeões, onde pela primeira vez passamos a fase de grupos.
Uma Academia um estádio novo, e o reconhecimento do Sporting como um clube de excelência na formação.
Agora caro amigo nos últimos 30 anos diga-me um década tão conseguida como a última.
Hoje criou-se o mito que o Sporting é um clube vencedor, o Sporting é sem dúvida o clube com a melhor formação a nível nacional, sabe há quanto tempo até à chegada de Paulo Bento não eramos campeões de Juniores?
Eu digo-lhe 19 anos,caro amigo 19 anos isto num clube que se afirma formador.
O problema que existe hoje no Sporting é o da falta de identidade e das congeminações de alguns iluminados.
O que é o Conselho Leonino, alguém me consegue explicar para que serve para além de dar portagonismo a algumas personalidades bacocas.
Mas contratações todos os clubes fazem.
Di Maria quantos anos até ser o que é, Balboas, Jaras, Sokotas, Leandro Bonfim... a lista sería interminável.
Sejamos realistas afinal que raio queremos nós no Sporting.
Sabe qual é o meu receio neste momento é que com estas crises de entidade entre os sócios, apareça um qualquer Vale e Azevedo que chegue ao poder, este sim é o meu receio.

Anónimo disse...

Caro Filipe Fernandes,

Essa dos Paulos Sérgios iguais aos Mourinhos é daquelas... Está na cara que o nosso treinador não tem 'predicados' para não dizer conhecimentos, habilidade e jeito para alguma vez ser um grande treinador. É visivel que a nossa equipa não sabe jogar. É notório que, passados estes meses todos, ainda experimente modelos de jogo sem acertar no que melhor nos serve. E jogadores a serem sacrificados em nome de um suposto benefício da equipa, etc etc etc.
Duvido que alguma vez venha a ser, mas se isso acontecer, cá estarei para lhe pedir desculpa. E a ele também.
Os jogadores dos outros clubes, comprados ou formados, dá-me igual.
O que devemos querer saber é o que se passa com os Pongolles? Em estoirar milhões em alguns jogadores e estes não renderem ou serem despachados depois.
E deveríamos quer saber porque é que se permitem contratar os Maniches desta vida e renovar-lhe o contrato depois de 20 joguitos de trazer por casa?
Tenho orgulho em ser do Sporting, na Academia e em todas as conquistas. E se essas não forem do futebol, tanto mais orgulho tenho. Mas o futebol é a nossa maior 'bandeira', pelo que é aí que estão focadas as maiores atenções.
A falta de identidade de que fala, traduziu-se em 90% de apoio.
A falta de identidade traduz-se numa cambada de 'pimps' que lá andam faz anos. E sim, no Conselho Leonino, órgão que é apenas consultivo mas que influi e de que maneira.
Mas terá feito JEB tudo o que podia fazer para inverter isto?
E caro Filipe, também receio que a presidência cais em mãos ' do povo '...
Mas como vai a votos, são os sócios Sportinguistas que o vão escolher...

SL

Filipe Fernandes disse...

Caro porta10A,

Não comparei Paulo Sérgio a Mourinho mas sim os seus trajectos até chegarem a um grande.
Transitaram de um pequeno para um grande.

Nos últimos tempos nenhum treinador servia para o Sporting, dos potenciais que eram falados e hoje apresentam resultados(Vilas Boas) não creio que se queiram queimar com o autêntico barril de polvora que é Alvalade neste momento.
Quanto aos jogador Pongole deve-se recordar dos problemas que teve na época passada e concordo que foi um investimento avultado para um jogador que nada deu. Mas crucificar um Presidente por isso é redutor.
Como em qualquer empresa o recrutamento de recursos humanos pode sempre trazer destas surpresas.
Agora é inegável estes últimos 10 anos foram sem dúvida os melhores dos últimos 30.
Mas parece-me que o que muitos Sportinguistas desejam é mesmo voltar aos tempos dos quase quase ganhavamos.
Auguro que se aproxima uma travessia no deserto para os próximos 5 anos.
Pelo menos que sirva, (e o Sr. Silva que me perdoa a expressão) para separa a boa moeda da má moeda.
Que esta crise nos permita identificar as nossas debilidades e fortelecer as nossas mais valias.
Acredito que no fim desta situação toda o clube saia mais forte e unido até lá temos muitos Wilsons para combater.

Jaime Manuel de Castro disse...

Estou totalmente de acordo com o que aqui foi dito. Talvêz por isso deve-se começar a dar a volta ao assunto. O Sporting deve em primeiro lugar ouvir os sócios anónimos que são a mola de tudo isto.Tive conhecimento de um movimento feito por sócios para o Conselho Leonino, está no Facebook e chama-se "Somos Voz no Sporting". Visitem porque vale a pena. Gente jovem a querer modernizar o Clube de Alvalade.