20 agosto 2010

E o "génio" sou eu?



Estava eu (agonizado ainda com a derrota caseira) a ler o record online, quando vi a “chipala “ (Perestrelo que saudades…) do “génio” Rui Santos em mais um artigo em defesa de sua majestade, o professor de ginástica, que nem para leccionar no primeiro ciclo serve, dado a linguagem por si utilizada, não ser a adequada a crianças daquela idade. Passo a explicar o génio, com uma frase desta ilustre personagem:


“Este país de génios tem sempre uma convocatória de génio, uma táctica de génio, uma substituição de génio e todas as soluções de génio para cada problema que surge no caminho…”

Faço a humilde pergunta: Mas tu não passas na SIC noticias a fazer um autêntico monólogo de cerca de uma hora a arranjar para o Sporting e demais clubes “uma convocatória de génio, uma táctica de génio, uma substituição de génio e todas as soluções de génio para cada problema que surge no caminho”?

Mas o nosso génio, consegue fazer me soltar mais uma gargalhada com esta:

“O que seria o futebol português sem esse trabalho de sementeira (referindo-se ao trabalho de Queirós)? Acham que “os Figos e os Baías” cairiam do céu como a coca-cola?”

Choverem canivetes, já ouvi. Agora coca-cola? Das três, uma. Ou RS bebe cola de borla, ou não sabe o que custa a vida… ou como é um “génio” acabou de inventar mais uma expressão bem Portuguesa! Quando o vosso filho vos pedir cem euros para ir beber um copo, digam-lhe com tom indignado:

- Mas tu julgas que o dinheiro é como a coca-cola?! Julgas que cai do céu?!

E vão ver, o malandro perde logo a vontade de sair…

Mais. R.S diz que os génios querem “ “fazer a cama” ao seleccionador por não ter sido mais ousado frente ao Brasil…e não se ter mostrado outra capacidade técnico-táctico perante aqueles que vieram a sagrar-se campeões do Mundo, como se fosse “trigo-limpo-farinha-Amparo” dar cabo da “armada de Del Bosque”.

Fica mais uma pergunta:

Mas o que andou o sr. Rui “génio” Santos a fazer (ou dizer) de Scolari durante a sua permanência à frente da selecção, mesmo com os resultados alcançados? Foram maus? Perdemos o jogo inaugural e a final do Euro 2004? Perdemos! Com quem? Com a Grécia! Quem venceu o Euro? A Grécia! Ora bolas…lá se foi a teoria do fomos eliminados pelo campeão… ou será que era “trigo-limpo-farinha-Amparo”? Parece me que a França e a republica checa não disseram isso nesse europeu…caramba, foram eliminados perante aqueles que vieram a sagra-se campeões Europeus! Santa genialidade!

Mais areia:

“Não está em causa a avaliação, sempre subjectiva, da campanha no Mundial. Estão em causa os métodos e a forma, envolvendo o Estado, como se condena sumariamente alguém, que não teria direito de defesa, se não reagisse como reagiu. E está em causa o contrato, as omissões e os silêncios federativos, em suma, a partilha das responsabilidades (também políticas).”

Se a avaliação é “sempre subjectiva” e não está em causa, porque raio chama de génios (ou seja enche-os de idiotas) àqueles que fazem uma avaliação negativa à campanha no Mundial? Afinal quem é o idiota no meio desta embrulhada textual?

Se o prof. Não tivesse mandado o elemento da comissão anti-doping ir fazer o controlo ao sítio que todos sabemos, não teria que reclamar o “direito de defesa” que lhe assistia.

Para finalizar, vou estar de acordo num ponto com RS, quando diz, “está em causa o contrato”. Esse contrato é vergonhoso, lesivo e de que maneira para a FPF (foi e parece que há de o ser).

Quanto às “omissões e os silêncios federativos, em suma, a partilha das responsabilidades”, julgo ser mais um tiro nos pés. Se houvesse partilha de responsabilidades, Queirós demitia-se pelo fiasco da campanha, Madail, demitia-se pela escolha e contrato mais que escandaloso com o actual seleccionador e RS parava (ou proibiam-no) de debitar asneirada nas televisões e nos jornais…

É que cansa imenso rir tanto…cansa mesmo…

4 comentários:

Anónimo disse...

A expressão da coca-cola cair do céu é baseada num enorme filme de 1980 "os deuses devem estar loucos"

Abraço,
Bruno

Yazalde disse...

Certo caro Bruno

Estava a ser irónico, ou se quiser estava no gozo...
Mas se não estou em erro tratava-se de uma comédia que se não estou em erro teve sequela.
Logo, faz um "match", ou seja, este filme ainda não acabou...


SL

Anónimo disse...

Caro Yazalde,
Não gosto nem um bocadinho de RS. Detesto-o mesmo.
Mas o homem tem o direito a defender CQ com os argumentos que tem e que acha convenientes.
Eu sou dos que não defende a saída do Prof.CQ. E até tenho argumentos que, podendo ser maus, manifestam uma opinião.
E, já agora, a ' era Scolari ' saldou-se num fracasso pois não ganhámos nada com os melhores jogadores de sempre do futebol português... e nenhum deles foi formado ou descoberto por LFS...
E nesta ' era ' as selecções jovens nada ganharam e deixou de haver ' alimento ' para os AA's...
e os clubes ( como os lampiões ) tem plantèis com 18 jogadores estrangeiros em 24 ou 25, sendo que para posições especificas NÃO existem jogadores portugueses...
... enfim, muito se pode argumentar, mas nem tudo é culpa de CQ!

E também seria interessante verificar o papel de Amândio de Carvalho na Federação... se calhar sabiam-se muitas coisas... para além do facto de já ter passado o seu prazo de validade.

Mas como eu, tens direito à tua opinião e a expressá-la

Saudações desportivas

Yazalde disse...

Caro porta10a

Pois eu não gosto nem um pouco de CQ. E ainda menos gosto, depois de ver que de inteligente não tem nada!
Ele no fundo não tem culpa. Limitou-se a aceitar um contrato que lhe foi proposto e se querem mandar o sr. embora era simples: Paguem-lhe!
Agora, vir fazer-se de vitima, quando só lhe sai merda da boca para fora e vem depois dizer que não ofendeu apenas foi indelicado! Por amor de Deus!
Diz merda sobre a federação, e o jornalista é que é demente, para depois dizer que afinal já o afirma ter dito ( Estrutura amadora da FPF). Anda à chapada com um jornalista e diz perante as câmaras e de sorriso aberto, que o que aconteceu é perfeitamente normal entre duas pessoas...Por favor...
A isto se chama um verdadeiro condutor e formador de homens!
O Scolari quis dar um sopapo a um jogador que quis agredir um dos nossos, queriam deporta-lo, este faz trinta por uma linha, bate, insulta, mente, não controla um balneário, acusa (mesmo que tivesse razão) apontando o dedo a presumíveis cabecilhas que o querem derrubar, que é só o vice presidente das selecções, ou seja seu superior, etc,etc...
Quanto ao RS, desculpe mas não falo. Acho normal que defenda CQ. Tem interesse nisso! o Resto é mais do mesmo: merda.

Espero que não tenha ficado incomodado com a palavra merda, pois é utilizada com frequência no meio futebolístico e por aquele que você defende. (e tem como é óbvio esse direito)

Saudações Leoninas