25 fevereiro 2011

A culpa é do Paulo Sérgio.


É sempre mais fácil procurar culpados nos treinadores, hoje todos atacam Paulo Sérgio.
Mas pode o Sporting, um clube que se afirma GRANDE , depender tanto de um só homem?

O "grande" Sporting depois de 25 de Abril de 1974 conquistou apenas cinco títulos nacionais, menos 14 do que o FC Porto e menos seis do que o Benfica.

Com três títulos até 1982, os “leões” estiveram depois 18 anos em “seca”, quebrados em 1999/2000, com Augusto Inácio, repetindo os festejos em 2001/2002, já com o romeno Laszlo Boloni ao “leme”.

Neste período, o Sporting conquistou apenas 18 troféus, menos 34 do que o FC Porto, mas apenas menos seis do que o Benfica.
Os “leões” arrecadaram em média um troféu a cada duas temporadas desde a revolução de 1974, mas pareciam estar numa fase de crescimento, uma vez que metade das conquistas aconteceu depois do ano 2000.

Além dos dois títulos nacionais, o Sporting conquistou desde 2000 quatro edições da Supertaça e três Taças de Portugal.

Neste período, apesar de ter falhado o objectivo de vencer a Liga, Paulo Bento, que se demitiu no final de 2009, foi o treinador mais vitorioso, com quatro troféus – duas Supertaças e duas Taças de Portugal.

Desde o 25 de Abril, o FC Porto, ainda em todas as competições, já conquistou 46 troféus nacionais – 19 campeonatos, 11 taças e 16 supertaças – e seis internacionais – duas Taças dos Campeões Europeus, uma Taça UEFA, uma Supertaça Europeia e duas Taças Intercontinentais.

Por seu turno, o Benfica, que este ano, além da Taça da Liga, ainda luta pela Liga e pela Liga Europa, soma 24 troféus, todos conquistados a nível interno, dos quais 11 campeonatos nacionais, nove Taças de Portugal, três Supertaças e uma Taça da Liga.

Paulo Bento foi o treinador mais vitorioso, com quatro troféus e seguramente todos se recordam como saiu de Alvalade.

Numa breve pesquisa deixo aqui alguns exemplos da forma como o treinador mais vitorioso dos últimos anos foi tratado no Sporting:

"Durante o programa "Tempo Extra", da SIC Notícias, 74% dos votantes, ainda a quente, defendiam a substituição do treinador."

"Bettencourt e Bento abandonaram Alvalade sob escolta policial após o empate com o Belenenses"

"Adeptos após empate com o Maritmo tentam invadir garagem e edifício da SAD."

Seguramente todos se recordam da recepção na chegada do jogo com o Twente e passagem na Liga do Campeões.

Exigiu-se a revolução havia crise.





A revolução foi feita entrou Sá Pinto para agradar as massas que tanto queriam ex-jogadores do Sporting para se implementar um cultura de Sporting no Sporting, mas ao mesmo tempo maltratavam ex-jogadores do Sporting(Paulo Bento, Pedro Barbosa), um comportamento esquizofrénico parece-me.
Mas então foi-se buscar o grande Sá Pinto o grande Leão o grande coração de Leão. Resultado? O de sempre Murros e socos.

Depois veio Costinha também não servia porque era ex-jogador do Porto e usava fatos caros.De recordar que um jovem treinador de nome José Mourinho não entrou no Sporting e não serviu boicotado pelas "massas" porque vinha de um rival.

Houve épocas em que o Sporting era criticado porque a equipa era muito jovem, maltratavam-se os jogadores da formação aplaudiam-se os jogadores de rivais(Rúben Micael).
Hoje critica-se que a equipa do Sporting é demasiado velha, criticam-se jogadores experiente e campeões(Maniche).

Recorrendo-me das palavras de um grande Campeão (Beto Acosta):
“Esta crise não é de agora, tem uma origem institucional e lesa o Sporting desportivamente”.

Hoje que exige-se um Sporting campeão, um Sporting vitorioso.
Num clube onde isso não existe.Por muito que nos custe O SPORTING NÃO TEM CULTURA DE VITÓRIA.

A melhor escola de formação do país, em 19 anos não venceu um campeonato de juniores, o que mudou quando Paulo Bento foi treinador da equipa de juniores.
Custa-me imenso hoje ouvir saudosistas de Sousa Cintra,Amado de Freitas, Jorge Gonçalves,linhas que levaram o Sporting a 18 anos de jejum sem ganhar nada.
Hoje critica-se o projecto Roquete que nos trouxe a década mais vitoriosa da história do Sporting após o 5 violinos.

Isto é doentio.

Podemos continuar a dizer que a culpa de tudo isto é do Paulo Sérgio ou do treinados, mas 3 treinadores depois,6 directores desportivos, muitos candidatos a presidentes e presidentes o Sporting continuar, ou melhor esta a voltar aos tempos do quase ganhamos, somos grandes mas não ganhamos. E a culpa é do Paulo Sérgio.

Este é o nosso Sporting o Sporting da Democracia dos sócios do Conselho Leonino, este é o Sporting onde nunca nada esta bem, e só o que não está, é que está bem.

Sportinguistas o tempo urge, temos de reflectir o clube e unir-nos, ser realista e aprender com o passado viver o presente e antecipar o futuro.
Senão corremos o risco de no dia 27 Março e no futuro a culpa continuar a ser do Paulo Sérgio.

Sportinguistas de todo o mundo uni-vos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Por mais que me custe dizê-lo estou convencido que o futuro do Sporting é o mesmo que o do Belenenses.
É só uma questão de tempo.

Zé da Europa disse...

Eu creio que o futuro do Sporting será para além do Belenenses.
Apenas temos que decidir que futuro queremos que o grande problema actual no Sporting é que ninguém sabe o que quer.

João Leão disse...

Mas qual Belenenses qual quê! Essa do Belenenses é demagogia pura, os gajos têm um título em toda a história, nunca foram um grande, não é sequer comparável! Os tempos são outros, temos 80 mil sócios, andam a dormir ou quê? O Sporting tem é de acordar para a vida!

Anónimo disse...

Caro ZdE,

também é... também é!!!

SL
( já respondi no Porta 10A )