03 maio 2010

Pobreza franciscana e a saída pela porta pequena

Mau, mesmo muito mau. Foi assim o futebol apresentado pelo Sporting, numa noite que tinha tudo para ser bem diferente. O adversário apesar de não ser fraco, não era também o mais difícil. Se juntarmos a isto o factor casa, o Sporting podia e deveria ter ganho o jogo em casa que garantiria o quarto posto independentemente do resultado do Guimarães em Vila do Conde. Mas não foi assim.
O Sporting apresentou-se tolhido, como que a demonstrar demasiado respeito pelo adversário, fruto também da estratégia montada por Carvalhal, que no mínimo deveria apresentar em minha modesta opinião uma táctica bem mais arrojada que a que foi apresentada.
O resto, foi o que se viu. Fazendo-nos lembrar um passado bem recente o futebol demonstrado foi mais que sofrível sem fio de jogo sem espírito de sacrifício, sem alma. Resumindo: Mau.
E nestas alturas que se vê o trabalho do treinador, é nestas alturas em que o trabalho (difícil é certo) de motivar uma equipa é demasiado importante, e neste campo, Carvalhal (infelizmente) voltou a falhar.
Mas mais estranho, é ter sido Carvalhal a génese de mais um "abalo" na já de si frágil estrutura, que é a equipa Leonina da presente época,"abalos" esses que o próprio CC tanto se queixou...
Senão vejamos as declarações de antevisão ao jogo:

"Fui convidado a ficar no Sporting, no final do mês de Janeiro, antes do jogo com o Sp. Braga. Foi-me feito um convite formal pelo presidente, na presença de várias pessoas. Na altura, disse que era prematuro. E, no meu íntimo, não queria ficar no Sporting a qualquer custo. Se quisesse aproveitar a situação, teria um vínculo ao Sporting"

"O presidente assumiu que tinha um plano de contingência. O espaço que medeia o meu convite e esse plano é curto, mas isso é a imagem do futebol português. Em três semanas mudam muitas coisas"

"...mas no que diz respeito a um sentimento de solidariedade, de apoio constante, de defesa do treinador, senti-me muito sozinho ao longo de toda a época"

"Está a terminar o meu vínculo com o Sporting, quero sair com a imagem que sempre deixei. Há quem me acuse de ser politicamente correcto, mas não faço esforço para o parecer, sou genuíno. No meu conceito de liderança não preciso de estar a gritar com as pessoas. Tenho a noção que não entrei pela porta principal, mas vou sair de certeza."

Num breve resumo, para quê então (e permitam-me a expressão) o choradinho da recompensa por causa do trabalho desenvolvido? Não teve o convite? Se recusou, estava há espera que JEB depois da nega ao convite, ficasse eternamente há espera de uma resposta positiva da sua parte, quando o Sporting tinha para todos os efeitos estar a planear no imediato a próxima época? Estava há espera que JEB o voltasse a convidar vendo o Sporting distanciar-se todas as semanas da frente do campeonato e sofrendo goleadas dos rivais?
É verdade que a espaços o Sporting pareceu renascer das cinzas, mas basta olhar para a classificação e agradecer o empate do Guimarães e podemos avaliar o salto qualitativo...
CC desiludiu-me. Quando aceitou o convite para treinar o Sporting, sabia dos riscos. O Sporting não é o Setúbal, não tem que dar gozo, mas sim dar um sentimento de grande honra em poder treinar tal ilustre instituição que é o Sporting.
Mais. Discordo de CC quando diz que se sentiu sozinho. CC não estava sozinho, estava sim perdido num mundo de Shreks e tiros aos balões. Provou não ter estofo para treinar o Sporting e a porta da saída era inevitável. Queria sair pela porta grande de Alvalade, mas depois desta derrota caseira e tais afirmações só posso dizer isto: Carlos, sais sem honra nem glória.



7 comentários:

Diácono disse...

Com o anúncio da saída do Carvalhal e sem objectivos para conquistar, tenha alguma previsibilidade este desfecho...

Festejaram os golos do Porto que já foi um bom motivo de alegria para vós... Quando é que se fundem?

Yazalde disse...

Caro Diácono

Não partilhei dessa mesma alegria, porque sou do Sporting. Para mim o resultado desse jogo era tão importante que nem o vi. Infelizmente é este tipo de gente e reacções que me envergonha como Sportinguista. Mas meu caro, fique com a certeza que se os papeis estivessem invertidos, o mesmo aconteceria na Luz. Infelizmente.

Saudações

Anónimo disse...

Como escrevi na Porta 10A, se estivesse no papel de Costinha e por muito que fosse 'doloroso', teria 'impedido' CC de se sentar no banco depois destas vergonhosas palavras e revelações na conferência de imprensa. Achei que seriam suficientes para tanto.
A dizer alguma coisa, seria sempre nas férias, a frio e longe desta miserável época da qual, CC também é culpado. Não o maior, mas culpado.
Mas se como técnico deixa muito a desejar, como homem também. E para além do mais não parece ter coragem e dimensão para mais.
Assim, adeus, sem glória, sem porta grande e sem saudade.
Apenas o agradecimento, porque somos educados, mas só isso.
Saudações Leoninas

Yazalde disse...

Completamente de acordo Porta 10A.

Diácono disse...

Yazalde,

garanto que não... Podem os Lampiões nem simpatizar com os "Lagartos", mas garanto que "tripeiros" é que é aquela gentinha que não se grama mesmo. Sem escrúpulos e afins...

Num SCP vs Porto, a não ser que dê jeito ao Benfica a vitória do Porto por questões classificativas, quero/queremos sempre que ganhe o Sporting...

Yazalde disse...

Diácono

Não garanta o que não pode garantir. Infelizmente existem em TODOS os clubes gente daquela espécie, como também se verifica o inverso. Infelizmente são (somos) poucos.

Saudações

Diácono disse...

Yazalde,

obviamente que as minhas "garantias" são uma generalização, uma maioria... É óbvio que existe de tudo!