Estava eu (agonizado ainda com a derrota caseira) a ler o record online, quando vi a “chipala “ (Perestrelo que saudades…) do “génio” Rui Santos em mais um artigo em defesa de sua majestade, o professor de ginástica, que nem para leccionar no primeiro ciclo serve, dado a linguagem por si utilizada, não ser a adequada a crianças daquela idade. Passo a explicar o génio, com uma frase desta ilustre personagem:
“Este país de génios tem sempre uma convocatória de génio, uma táctica de génio, uma substituição de génio e todas as soluções de génio para cada problema que surge no caminho…”
Faço a humilde pergunta: Mas tu não passas na SIC noticias a fazer um autêntico monólogo de cerca de uma hora a arranjar para o Sporting e demais clubes “uma convocatória de génio, uma táctica de génio, uma substituição de génio e todas as soluções de génio para cada problema que surge no caminho”?
Mas o nosso génio, consegue fazer me soltar mais uma gargalhada com esta:
“O que seria o futebol português sem esse trabalho de sementeira (referindo-se ao trabalho de Queirós)? Acham que “os Figos e os Baías” cairiam do céu como a coca-cola?”
Choverem canivetes, já ouvi. Agora coca-cola? Das três, uma. Ou RS bebe cola de borla, ou não sabe o que custa a vida… ou como é um “génio” acabou de inventar mais uma expressão bem Portuguesa! Quando o vosso filho vos pedir cem euros para ir beber um copo, digam-lhe com tom indignado:
- Mas tu julgas que o dinheiro é como a coca-cola?! Julgas que cai do céu?!
E vão ver, o malandro perde logo a vontade de sair…
Mais. R.S diz que os génios querem “ “fazer a cama” ao seleccionador por não ter sido mais ousado frente ao Brasil…e não se ter mostrado outra capacidade técnico-táctico perante aqueles que vieram a sagrar-se campeões do Mundo, como se fosse “trigo-limpo-farinha-Amparo” dar cabo da “armada de Del Bosque”.
Fica mais uma pergunta:
Mas o que andou o sr. Rui “génio” Santos a fazer (ou dizer) de Scolari durante a sua permanência à frente da selecção, mesmo com os resultados alcançados? Foram maus? Perdemos o jogo inaugural e a final do Euro 2004? Perdemos! Com quem? Com a Grécia! Quem venceu o Euro? A Grécia! Ora bolas…lá se foi a teoria do fomos eliminados pelo campeão… ou será que era “trigo-limpo-farinha-Amparo”? Parece me que a França e a republica checa não disseram isso nesse europeu…caramba, foram eliminados perante aqueles que vieram a sagra-se campeões Europeus! Santa genialidade!
Mais areia:
“Não está em causa a avaliação, sempre subjectiva, da campanha no Mundial. Estão em causa os métodos e a forma, envolvendo o Estado, como se condena sumariamente alguém, que não teria direito de defesa, se não reagisse como reagiu. E está em causa o contrato, as omissões e os silêncios federativos, em suma, a partilha das responsabilidades (também políticas).”
Se a avaliação é “sempre subjectiva” e não está em causa, porque raio chama de génios (ou seja enche-os de idiotas) àqueles que fazem uma avaliação negativa à campanha no Mundial? Afinal quem é o idiota no meio desta embrulhada textual?
Se o prof. Não tivesse mandado o elemento da comissão anti-doping ir fazer o controlo ao sítio que todos sabemos, não teria que reclamar o “direito de defesa” que lhe assistia.
Para finalizar, vou estar de acordo num ponto com RS, quando diz, “está em causa o contrato”. Esse contrato é vergonhoso, lesivo e de que maneira para a FPF (foi e parece que há de o ser).
Quanto às “omissões e os silêncios federativos, em suma, a partilha das responsabilidades”, julgo ser mais um tiro nos pés. Se houvesse partilha de responsabilidades, Queirós demitia-se pelo fiasco da campanha, Madail, demitia-se pela escolha e contrato mais que escandaloso com o actual seleccionador e RS parava (ou proibiam-no) de debitar asneirada nas televisões e nos jornais…
É que cansa imenso rir tanto…cansa mesmo…