23 abril 2010

E a caravana vai passando...

Estava eu por distracção num site de um dos jornais desportivos, e quando dei por mim, estava a ler um artigo de opinião (?) de Rui Santos.

Ao ler isto: “menos entendo que, no quadro dessa asfixia financeira, se contrate um jogador de rendimento nulo (Pongolle) por 6,5 milhões de euros. Quem explica a lógica desta gestão?” tive a certeza que este “senhor” não vê jogadores de futebol como seres humanos, mas sim como mercadorias. Ao ter uma falta de respeito pelo homem, RS mostra de que massa é feito. Não interessa que uma filha esteja em coma, tem é que jogar e marcar muitos golos, pois custou seis milhões e meio, tem que render! Para este tipo de observações tenho uma resposta e para a dar, vou me citar a mim mesmo: chamar fiasco a Pongolle, que está a passar uma fase delicadíssima na sua vida, é ser do mais reles que há!

Mas vindo de quem vem, que tem um programa só seu, a fazer monólogos disparatados, sempre cheio de lugares comuns e a criticar por criticar não poderia esperar grande coisa. Mas a “opinião” continua. Ora leiam: “Se Paulo Sérgio tem sido anunciado como treinador do Marítimo, ou do Nacional, ou do Olhanense, ou da Académica, ninguém ficaria surpreendido. Qualquer um destes clubes - não fora a questão sensível do pagamento de uma verba não despicienda ao Vitória para a libertação do seu técnico, com o detalhe no plano ético de se estar em fase final de competição, com os dois clubes a lutar por uma vaga na Liga Europa - seria capaz de anunciar esta contratação. A surpresa é ser o Sporting a fazê-lo…”. Depois de ler isto, fiz uma retrospectiva futebolística no que concerne a treinadores e perguntei a mim mesmo de que tipo de árvore nasceu Mourinho (se bem me lembro quando foi para o Porto veio do Bayern não foi?) e lembrei me do mestre da táctica que reinventou o futebol, mestre esse que é Jesus (que antes de treinar o Benfica treinou o Real Madrid onde conquistou dois campeonatos e uma liga dos campeões). Portanto, na óptica (?) de RS e em tom depreciativo para os clubes referidos por ele, o treinador Paulo Sérgio só tem estofo para treinar um Marítimo, um Nacional, um Olhanense ou uma Académica e só depois de ganhar um campeonato ao serviço de um clube dessas dimensões, é que Paulo Sérgio poderia aspirar a treinar um grande. Mas RS, não considera o Sporting um grande senão vejamos: “Ou estaremos já numa fase em que os próprios responsáveis leoninos aceitam a requalificação da dimensão (menor) do Sporting?” Visto isto, serve ou não serve? Decida-se meu caro. Confuso? Já nos habituou a isso.

Quanto há ética faço duas perguntas: Quantos pontos de vantagem, tem o Sporting sobre o Guimarães (isto sem contar o desempate por confronto directo, senão podemos contar mais um ponto) Eu ajudo. Sete pontos quando só estão nove em jogo. Mais: Qual o interesse do Sporting em destabilizar o Guimarães na corrida para a Europa? Mais uma patacoada sem sentido do “senhor”.

Mas o melhor estava guardado para o fim: “Com todo o respeito pelos responsáveis leoninos, contratar Paulo Sérgio até o merceeiro da minha aldeia seria capaz”.

Aqui se vê o respeito de RS tem não pelos responsáveis, mas pelo Sporting Clube de Portugal. Com este artigo depreendo o alcance dos conhecimentos de RS em gestão desportiva e recursos humanos, posso comparar esses mesmos conhecimentos aos meus em física nuclear, ou seja, não percebo patavina. Quanto ao futebol analisado por RS, e pelo que já vi em algumas semanas em que a custo o ouvi, devo lhe dizer, e com todo o respeito, que até o merceeiro da minha rua fazia melhor.

PS: Este “senhor”, só tem a ganhar com um Sporting fraco e débil. Assim poderá semana a semana denegrir a nossa imagem com a habitual enxurrada de patacoadas. Mas a culpa não é dele… . Alguém entende?!

5 comentários:

Diácono disse...

Até pensava que o RS era sportinguista...

Percebo que recebas as palavras do mesmo com um certo azedume, mas Mourinho antes de chegar ao Benfica e Porto, andou pelo próprio FCP onde aprendeu com o Sir Bobby Robson, dali foi para Barcelona, onde deu continuidade à coadjuvação com o Sir e ainda com Van Gal... Deve ter aprendido... Treinou como técnico principal logo na 1ª liga (U.Leiria)...

O Jesus, não andou com mestres a aprender, mas tem vários anos de experiência de futebol português.

Paulo Sérgio, nem teve mestres, nem tem experiência de 1ª liga...

Evidentemente com estas palavras nem defendo o RS nem estou a dizer que o «Paulo Bento II» será um fiasco, mas que é um risco tomado pelo JEB, sem dúvida.... Mas tb estas coisas são feitas de riscos.

O Próprio Paulo Bento I, não tinha qualquer experiência, não ganhou liga alguma, mas para as equipas que tinha, até fez muito, na minha óptica...

É esperar para ver... Mas todos esperavam uma opção mais género Manuel Fernandes, por ser alguém da casa, ou outra tipo internacional de renome... Mas depois do Mourinho e mais recentemente do Jesus, a moda agora é a descoberta de técnicos portugueses... E confesso que isso até nem me desagrada!

Yazalde disse...

Caro Diácono

Mais uma vez bem vindo.
O que não compreendo em RS, é o continuado ataque aos dirigentes e ao Próprio SCP. Repare, em todas as crónica que escreve (pelo menos as que eu leio) manda sempre a farpa, quer por linhas direitas, quer por entre linhas ao Sporting e seus dirigentes. Este azia de RS já vem desde os tempos da primeira vitória eleitoral de Filipe Soares Franco. Gostava de saber, se RS estava estava na lista de Abrantes Mendes...
Quanto ao resto, reafirmo: RS naõ percebe nada de gestão desportiva e recursos humanos. Quanto ao analisar dos jogos, qualquer pessoa de bem, consegue fazer uma analise tão boa ou melhor do que ele. Quanto ao humanismo do mesmo, o que ele diz no que concerne a Pongolle, não vou adjectivar o "senhor" RS.

Mais uma vez obrigado pela visita. Volte sempre.

Saudações.

Anónimo disse...

Um blog à medida da grandesa do Sporting. Parabéns!!

Cumprimentos André C.

Anónimo disse...

Um blog à medida da grandeza do Sporting. Parabéns!!

Cumprimentos André C.

Anónimo disse...

Caro Yazalde,
Rui Santos é um caso de estupidez humana sem limite. Não vale a pena. Se dá um jogo na SIC onde ele comenta tiro o som. Deixei de ver o Tempo Extra mesma que, há hora que dá, seja o único programa de desporto que dá.
E para além disto tudo é um imbecil, não merecendo sequer os piparotes que levou ou alguns mais que merece apanhar.
Seja em que matéria for, este bdm é sempre contra nós.
Saudações Leoninas