07 abril 2010

Uma vaga de (a)fundo!

"A oposição será sempre popular; é o prato servido à multidão que não logra participar no banquete. Joaquim Nabuco"

Os últimos tempos da vida do Sporting não têm sido nada fáceis.
O clube vive uma instabilidade constante, atravessa uma crise existencial, somos alvos de chacota por parte dos nossos adversários, somos o tratados com desprezo pela imprensa, vive-mos uma temporada difícil para quem sente Sporting.
Depois de um início de temporada marcado por um processo eleitoral, que decorreu com a maior das normalidades e cordialidade, entre José Eduardo Bettencourt e Paulo Pereira Cristóvão, tendo sido este último derrotado por um resultado bastante esclarecedor.
Após este processo seria de esperar que JEB tivesse reunidas todas as condições para um mandato tranquilo de unificação e estabilidade.
Mas desenganem-se aqueles que assim pensam, por estranho que pareça o que se passou foi exactamente o oposto.
O circo começou a ser logo montado, após o processo eleitoral, o inimigo esse, o pior que se pode desejar, um inimigo falso, cínico, recorrendo a tácticas de guerrilha, de ataque e fuga, um inimigo sem rosto, um inimigo que veste as mesmas cores, um inimigo interno.
Todos recordamos o "Wilson o assobiador", que depois do Sporting se qualificar na primeira eliminatória da champions foi para o aeroporto esperar a comitiva do Sporting para os assobiar, quem o incentivou, quem o terá mandado?
Certamente também recordam o ambiente infernal que alguns adeptos criavam à própria equipa do Sporting, em Alvalade.
Nunca no podemos esquecer que os mesmo que assobiavam Rui Patrício, João Moutinho, Miguel Veloso, eram os mesmo que aplaudiam de pé Ruben Micael.
Para acalmar as hostes desta oposição sem rosto, José Eduardo Bettencourt não teve outra alternativa senão colocar no cargo de director desportivo, o popular Ricardo Sá Pinto, querido por alguns "notáveis" e idolatrado pelas claques.
Seguramente todos recordamos da sua passagem pelo Sporting, não conseguiu contratar André Villas Boas, não conseguiu contratar Ruben Micael e ainda entrou em confronto físico com um dos activos mais valiosos do plantel. Saiu pela porta pequena mantendo a sua imagem de marca que tanto agrada, a alguns sectores dos Sporting, a imagem de "infant terrible".
Esta oposição de que vos falo sem rosto e sem memória, fala sobre um anonimato encapotado, alimenta boatos, especula, ataca, denigre a imagem do Sporting. Podemos encontrar aqui, um reflexo daquilo em que se tornou o Sporting depois das últimas eleições, onde esta oposição sofreu uma escandalosa derrota, onde as soluções apresentadas para o futuro do Sporting foram Erickson, Nedved e Juninho Pernambucano, parece ainda não ter percebido que os Sportinguistas não os querem à frente do Sporting.
Estes "terroristas", têm ao longo destes últimos tempos tentado de todas as formas destruir aquilo que outros tentam construir.
A voz desta oposição sem carácter, sem ideias e sem perfil, late através de um dos blogues mais lidos do universo Sportinguistas e de um site propagandista onde se emitem opiniões e se ataca tudo que se faz no Sporting, mas onde soluções não se apresentam.
O Sporting neste momento necessita estabilidade, solidariedade e união, não necessita de uma oposição terrorista de vagas de fundo a 3 anos de eleições, não necessita de notáveis do croquete parasitas num conselho leonino.
O candidato que encabeçou a lista desta oposição guerrilheira, nas últimas eleições, hoje ocupa um lugar num programa das manhãs da estação de Carnaxide, e agora pergunto-me não teria este senhor sede de protagonismo mediático.
Adeptos, simpatizantes, sócios do Sporting temos de estar vigilantes, anda por aí uma vaga de (a)fundo, que quer tomar conta do Sporting promover-se e alcançar um púlpito mediático.
Temos que ser ponderados nas nossas atitudes, não nos podemos deixar enganar por manobras de diversão, este próximo ano terá que ser um ano especial, um ano onde nós verdadeiros sportinguistas sem interesses de poder nem protagonismo, vamos apoiar incondicionalmente o nosso Sporting os nossos jogadores a nossa direcção
Espero que de hoje para o futuro tenhamos sempre presente esta época que agora se aproxima do fim, uma equipa que sempre que foi apoiada conseguiu bons resultados, e que quando foi assobiada se deprimiu.
O grande sucesso do Benfica este ano deve-se em grande parte ao apoio incondicional dos seus adeptos.
Pelo contrário passamos a vida a criticar, a criar vagas de fundo a 3 anos das próximas eleições tudo isto só nos distraiu daquele que deve ser o nosso único e sempre presente objectivo, a Vitória.
blogues do mundo Sporting, que só se limitam a criticar, mais parece que quem os escreve são os nossos adversários.
Sportinguistas, vamos apoiar, vamos viver o Sporting, o Sporting somos nós.

14 comentários:

Bruno disse...

Pelo que li aqui, está tudo bem no reino Leonino...
A culpa da incompetência do JEB, aliás da cambada de abutres que fazem parte da direcção moribunda do meu amado clube, é só e apenas de quem critica...
é pena que ainda existam pessoas completamente cegas ao delapidar de património, onde incluo também o humano, e nesse mundo de ilusões e de carochichas, o Sporting continua a ser um clube grande e bem dirigido.

Entristece-me ver Sportinguistas acomodados com a pequenez e serem mesquinhos ao ponto de quererem tapar o sol com a peneira.

Filipe Fernandes disse...

Nao entendo é como durante mais de 20 anos em que apenas ganhamos 1 taça de Portugal e 1 campeonato, estava tudo bem e ninguém se queixava.
Nestes últimos 10 ganhamos 2 campeonatos 3 taças de Portugal outras tantas supertaças uma final da uefa e apuramentos para a champions.
E agora está tudo mal.

Há sportinguistas é de memória curta e ingratos.

É a crítica pela crítica.

LEÃO DA ESTRELA disse...

O LEÃO DA ESTRELA agradece a publicidade feita neste post. Quem não tem qualidade para valer por si, nem tem outros argumentos, escolhe como caminho dizer mal dos outros. É um estilo.

fullrise disse...

Caro,

O tiro ao R.Sá Pinto saiu-lhe completamente ao lado. Não se deixe iludir por tudo aquilo que lhe querem mandar para os olhos.

Não se esqueça que os adeptos do carnide já enchem estádios à vários anos. Não é por isso que eles ganharam mais que nós. E este anos ganham porque (entre outras coisas) investiram mais nos últimos 3/4 anos que o Sporting nos últimos 20, e tiveram muitas "ajudas externas". Dizer que ganham pelo apoio dos adeptos é falso, calunioso e fica muito mal a um sportinguista dizê-lo.

SL

Zé da Europa disse...

Caro LEÃO DA ESTRELA,
Antes de mais queremos agradecer-lhe a visita, e seja bem-vindo a esta casa que também é sua e onde prometemos não censurá-lo por muito que as suas ideias sejam opostas às nossas.

Efectivamente dizer mal dos outros é um estilo, o mesmo estilo que você utiliza no seu espaço, mas com outros objectivos.

Simplesmente neste post tentamos fazer uma análise do universo Sporting nos dias de hoje, um clube que ao invés de se unir perante as adversidades, pelo contrário ataca-se constantemente, onde existe uma espécie de guerra civil sem quartel.

Você com um dos blogues mais lidos do Universo Sporting devia aproveitar esse poder para unir não para dividir.

Mas como você refere:
-"Quem não tem qualidade para valer por si, nem tem outros argumentos, escolhe como caminho dizer mal dos outros".
É um estilo...

Boneko disse...

Bem, parece que afinal tudo vai bem no "reino do leão".

O presidente não foi a banhos para o Brasil, enquanto a equipa de futebol se desmoronava (se calhar foi uma invenção do Wilson), não tivemos uma época miseravelmente planeada, com a equipa a cair para o 8º lugar (outra invenção), não tivemos 3 directores para o futebol numa época (4, se contarmos com Garção, mas deve ser invenção da oposição...).

Acho graça virem para aqui falar de Erikssons, Nedveds, Juninhos, quando o presidente que tanto defendem tem telhados de vidro, pois meteu no clube Angulos, Caicedos, uma ave de 6,5 M€ que não marca golos, e manteve o treinador da época passada após falhar o título pela 4ª vez consecutiva.

Não há vergonha, de facto.

Filipe Fernandes disse...

O treinador que falhou o título pela 4ª vez consecutiva com menos de metade do investimento dos clubes rivais, que nao prestava para muitos Sportinguistas, pelos vistos agora vai para o Porto, seguramente daqui a um ano será campeao e vao andar os mesmo que o criticavam e assobiavam, a criticar o Presidente do Sporting por o ter deixado ir embora.
Este Presidente que trouxe o Angulo e o Caicedo por empréstimo, foi o mesmo que trouxe Pedro Mendes e Joao Pereira, o Pongolle a filha está ás portas da morte, mas isso talvez nao seja razao para compreensao por parte de alguns desejosos pela critica.

Peyroteo disse...

Excelente post!!!

O Leão da Estrela caracterizou-se perfeitamente quando diz que "quem não tem qualidade para valer por si, nem tem outros argumentos, escolhe como caminho dizer mal dos outros. É um estilo".

Diz mal do Sporting como os nossos adversários o fazem. Procura dividir o Sporting como os nossos adversários o fazem.

A razão? Está incrivelmente ressabiado.

E mais... foi o seu grupinho de merda que andava a passar informações para o Rui Santos. Um dia destes falo sobre isso.

SL

Vitor Santos disse...

Excelente artigo sem duvida como é possivel mandar mos tudo e todos a baixo constantemente! A culpa disto tudo é dos adeptos pois hoje com o Paulo Bento e o Barbosa ja tinhamos ganho algum titulo e quem sabe o jogo de terça feira fosse importante para nós e não para os outros! Carvalhal mal foi contratado os proprios adeptos do Sporting viraram se todos contra ele , hoje ja todos o amam e a culpa é de quem o contratou claro!!!! Unam se tornem o Sporting um só pois só assim seremos invenciveis...

Caicedo disse...

Post simplesmente notável!
ó Zé da Europa, parece que o LdE ficou chateado!
Eu também fico chateado quando o LdE me censura os comentários! Sim, ele não só rejeita como os censura!!!
Força Sporting!

Tite disse...

Amigos,

O pior cego é aquele que não quer ver.
Também já fui chamada de traidora mas o que acho mesmo é que ter 63 anos de vida nos dá capacidade de ver muito mais longe do que gostaríamos.

Se o SPORTING SOMOS NÓS temos que dizer o que não está bem para que se mude o estado em que vive o nosso querido clube.

A menos que se queira que o Sporting se transforme num novo Belenenses. Sinceramente eu... NÃO QUERO!

Desculpa amigo Zé, eu que conheci o verdadeiro Zé da Europa, acho que ele voltaria a morrer se visse o nosso clube tão mal tratado de dentro para fora mas acima de tudo pelos próprios dirigentes que agora até fazem da Presidência modo de vida.

Se na minha vida profissional fui avaliada e paga em conformidade com a minha performance, exijo que o Presidente do meu clube seja avaliado e pago por aquilo que faz ou deixa de fazer.

Porque não dizer o que sentimos?
Porque esconder o que não pode ser escondido?
Toda a gente vê que o nosso clube tem sido mal gerido.
Achas que se o não dissermos somos mais Sportinguistas?
Não chamamemos nomes uns aos outros. Compreendamos antes que todos estamos a sangrar por dentro e mais ainda quando os nossos adversários nos dizem aquilo que nós vemos com os nossos próprios olhos.

Esta é a minha maneira de estar na vida. Pode haver outras.

Zé da Europa disse...

Cara Tite,

Seguramente que na sua vida profissional nao tinha como avaliadores 3M de pessoas cada uma com as suas ideias.
Seguramente que na sua vida profissional, nao era criticada diariamente por fazer, por nao fazer, por dizer, por nao dizer, por ser ou deixar de ser.

Neste espaço qualquer um que aqui venha pode dar a sua opiniao ou dizer o que lhe apetecer desde que nao falte ao respeito a ninguém.
O problema que se poe hoje no Sporting apesar de se terem cometido alguns erros por parte desta direcçao, é que muitos dos ruídos de fundo e confusoes que têm surgido, sao casos criados por uma falange que quer a todo o custo chegar ao poder.
Parece-me a mim que isso em nada ajuda o Sporting.
O Sporting teve 18 anos sem ganhar um título de campeao, taças ganhou uma, champions simplesmente nao íamos.
Neste últimos anos, que essa falange tanto crítica, voltamos a vencer campeonatos, taças, e estivemos consecutivamente na grande montra do futebol mundial, isto tudo com um investimento bem menor que o dos nossos adversários.
Concordo consigo quando diz que o clube tem sido mal tratado, isso é um facto, mas tem de concordar comigo que os piores tratos têm sido dados por Sportinguistas, por nós adeptos, que assobiamos os nossos jogadores e aplaudimos os de outros clubes.
Quando num clube a 3 anos das próximas eleiçoes já existem vagas de fundo, isto significa uma coisa, que há gente que nao quer estabilidade no Soporting, que se sente bem com este clima de guerra civil.
Serao estas pessoas, indicadas para algum dia gerirem o Sporting?
É esta alternativa que queremos para o nosso Sporting?

Tite disse...

Amigo Zé da Europa,

Uma coisa eu sei de fonte segura. Não quero atingir nenhum lugar de direcção mas não quero voltar a ficar calada quando vejo o meu clube praticar mau futebol e a ser mal dirigido/gerido por amadores excessivamente caros para as capacidades actuais do nosso clube que, dizem, nem dinheiro tem para comprar reforços, mas tem que ter uma dinheirama para pagar a quem afinal não está lá pelo coração como era habitualmente "no antigamente".

Isto eu tenho a certeza que não quero.

Não estou ao lado dos adversários mas fico triste por ter que ver os directos da Liga Inglesa se quiser ver bom futebol, coisa que não necessitava quando o Sporting também não ganhava nada mas tinha o Peseiro a orientar o clube.

Há explicações para isto? Eu sei... não há.

Zé da Europa disse...

Cara Tite,

A teoria do bom futebol, é demagogia pura.
Recorda-se do jogo dos 3-6, pois eu preferia que o Sporting tivesse jogado mal e tivesse ganho.
Um clube que joga bom futebol mas perde, nao chama ninguém ao estádio nao motiva nem é rentável.
Eu prefiro ter um presidente que tenha um salário declarado, a ter um presidente sem salário e que diz que nao quer ser remunerado, mas que se paga em comissoes escandalosas.
Um presidente remunerado é um acto de gestao transparente, e é isso que quero no Sporting.
Se tem um salário alto ou nao, ainda é cedo no final dos 4 anos poderemos avaliar correctamente até lá temos que dar o beneficio da dúvida.
Na gestao de um clube nao se pode agradar a todos, mas o que mais me custa ver no Sporting é que grande parte dos que contribuem para a instabilidade sao derrotados das últimas eleiçoes ou pessoas com o objectivo de chegarem á presidencia, e isso sim é falta de ética.